Nova espécie oceânica com 20 'braços' é descoberta perto da Antártida

Um close-up da estrela de penas de morango antártico com alguns dos cirros removidos para revelar uma base semelhante a morango. (Greg W. Rouse)

Pesquisadores que vasculham o oceano perto da Antártida descobriram uma nova espécie bem peculiar, e batizaram com o nome de uma fruta.

A estrela de penas de morango da Antártida é uma criatura marinha com 20 chamados "braços" - alguns esburacados, outros com penas - e pode ter até oito centímetros de comprimento, disse Greg Rouse, professor de biologia marinha da Universidade da Califórnia, em San Diego, ao Insider.

Rouse foi coautor do artigo sobre a nova espécie com as pesquisadoras Emily McLaughlin e Nerid Wilson, publicando suas descobertas na Invertebrate Systematics no mês passado.

A criatura alienígena não parece um morango no início. Mas se você aumentar o zoom em seu corpo - uma pequena nub no ápice de todos esses braços - ele se assemelha ao tamanho e à forma da fruta.

Uma estrela de pena de morango antártica preservada, ou Promachocrinus fragarius. (Greg W. Rouse)

"Retiramos um monte dos cirros para que você possa ver as partes às quais eles estão conectados, e é isso que se parece com uma morango," ele disse.

Ele acrescentou que os cirros têm pequenas garras na ponta que são usadas para se prender ao fundo do leito marinho.

Os chamados braços são as partes mais longas e semelhantes a penas da estrela-pena de morango antártica mostrada na imagem. Geralmente estão espalhados, disse Rouse, e ajudam na mobilidade da criatura.

O nome formal da nova espécie é Promachocrinus fragarius. Ela pertence à classe Crinoidea, que inclui estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, dólares de areia e pepinos-do-mar, e é um tipo de estrela-pena — daí o nome menos formal de "estrela-pena antártica". Fragarius deriva da palavra em latim "fragum," que significa morango, de acordo com o artigo.

O professor disse em uma entrevista que originalmente havia apenas uma espécie no grupo de estrela-pena antártica — o Promachocrinus kerguelensis.

Mas ao arrastar uma rede ao longo do Oceano Antártico em busca de mais amostras dessas criaturas, a equipe de cientistas da Austrália e dos EUA identificou quatro novas espécies que podem se enquadrar no grupo de estrela-pena antártica."

"A estrela-pena de morango antártica se destaca especialmente devido ao número de "braços" que ela possui. "A maioria das estrelas-pena possui 10 braços," disse Rouse.

Rouse acrescentou que a posição típica de uma estrela-pena é ter os "braços" espalhados e apontados para cima, enquanto os cirros estão voltados para baixo.

Com essa descoberta, os pesquisadores puderam adicionar oito espécies à categoria de estrelas-pena antárticas, incluindo as quatro novas descobertas e "ressuscitando" animais previamente descobertos que inicialmente acreditava-se serem suas próprias espécies, disse Rouse.

"Portanto, passamos de uma espécie com 20 braços para agora oito espécies — seis com 20 braços e duas com 10 braços sob o nome Promachocrinus", disse Rouse.

De acordo com o artigo, a estrela-pena de morango antártica foi encontrada em algum lugar entre 215 pés a cerca de 3.840 pés abaixo da superfície.

Os pesquisadores reconheceram em seu artigo a "aparência extraterrestre dos movimentos de natação das estrelas-pena"."

"Porém, encontrar novas espécies em geral não é um fenômeno raro," disse Rouse, acrescentando que seu laboratório no Instituto de Oceanografia Scripps da universidade nomeia de 10 a 15 espécies por ano.

"Nós encontramos muitas espécies. O problema está na quantidade de trabalho envolvida para realmente nomeá-las," disse ele.

Originalmente publicado em Business Insider